Acessos

contador de visitas gratis

quarta-feira, 8 de junho de 2011

02/06 - Mofo ou Bolor


Na última aula de laboratório, fizemos uma experiência com bolor. Colocamos em um saco plástico um pão com água e outro sem água. Ainda não sabemos o que aconteceu. Vamos saber daqui algumas semanas. Mas para explicar um pouco melhor, o bolor é uma designação comum dada a fungos filamentosos que não formam estruturas semelhantes a cogumelos. Eles vivem principalmente em lugares úmidos e escuros. Bolores crescem sobre pão velho, frutas podres, couro, madeira, papel e muitos outros materiais. A seguir algumas imagens da nossa experiência:




quinta-feira, 19 de maio de 2011

19/05 - Imagens de Microscopia

Hoje, a aula de laboratório foi sobre Microscopia novamente. Fizemos uma experiência, em que tive (Israel), esfregar um bastonete dentro da minha boca, esfregar a saliva, em uma plaqueta, aplicar um líquido, e colocar em cima uma fina plaqueta - tudo isso, para depois, analisarmos a minha saliva no microscópio. Como não deu para tirar fotos da nossa experiência instruída pelo Professor Mafra e Rodrigo, vamos mostrar 5 imagens que podem ser vistas por microscópios.


Imagem de pequenos protozoários, feitas por um microscópio digital


Esta imagem acima, mostra uma ultra estrutura celular, proporcionada por um microscópio eletrônico


Célula vegetal de cebola, visualizada por um microscópio óptico 


Célula animal bucal, feita também por um microscópio óptico, com um aumento de 400 vezes


E por fim, uma célula vegetal de uma Elódea, que pode ser vista por um microscópio óptico, com um aumento de 400 vezes

Bom, este foi o nosso post de hoje, com imagens de microscopia! Até a próxima aula de Laboratório - com mais um post a ser feito o mais breve possível :)


sexta-feira, 13 de maio de 2011

12/05 - Microscópios

Nessa quinta-feira, na nossa semanal aula de laboratório, conhecemos e aprendemos a usar um microscópio. Microscópios são aparelhos que servem para a visualição de objetos minúsculos.

                                                    

                                                

                                            

Semana que vem teremos mais uma aula divertida do lab, até!